Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/Obra foi entregue em setembro de 2016 e até agora não recebeu pacientes
O governo do Estado deve divulgar oficialmente, entre esta terça e quarta-feria, o nome da instituição que irá fazer a gestão do Hospital Regional, cujo prédio está pronto há mais de um ano em Santa Maria. O governador José Ivo Sartori (MDB) e o Secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo do Reis, estão aguardando o parecer que está na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) há alguns meses. A PGE foi consultada para saber se é possível o Estado contratar uma instituição privada sem fins lucrativos sem fazer licitação. No entanto tudo indica que será favorável.
Secretário de Segurança do Estado afirma que gestor do Hospital Regional está definido
Entre as instituições que foram cogitadas para fazer a gestão do Regional, o principal nome cotado é o Instituto de Cardiologia, de Porto Alegre. A questão sobre o atendimento ainda precisa ser resolvida, assim como o contrato, porém, conforme fontes consultadas pelo Diário, o funcionamento do hospital não seria 100% SUS (Sistema Único de Saúde), e, sim, o complexo hospitalar atenderia até 40% por convênios e, no mínimo, 60% pelo SUS.
Na última sexta-feira, o secretário de Segurança do Estado, Cezar Augusto Schirmer, afirmou ao Diário que o nome da instituição já estava resolvido e que, dentro de 10 ou 15 dias, seria divulgado oficialmente.